Beleza com volume e muita aceitação

Beleza com volume e muita aceitação

Um número cada vez maior de meninas tem deixado o secador, a chapinha e o formol de lado para assumir seus cabelos naturais, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos

Por Lorena Castro

Na era da chapinha, quem tem cacho é rainha! A cada dia que passa os cabelos black power e os cacheados têm se destacado mais.

Depois do boom de alisamentos definitivos e progressivos que surgiram nos anos 2000, muitas donas de fios alisados começaram a se questionar e ingressaram literalmente de cabeça em um movimento positivo de aceitação.

E assim, elas estão largando suas chapinhas, secadores e formol para assumir seus cabelos naturais, sejam eles cacheados, ondulados ou crespos.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google BrandLab de São Paulo, é a primeira vez no país que as buscas por cabelo cacheado superam as por cabelo liso no Google.

O problema é que desde muito jovens, as mulheres são ensinadas sobre a forma ideal que o cabelo deve ter, e isso é fortalecido pela mídia, segundo a qual o cabelo liso é o padrão de beleza; enquanto cabelos cacheados ou crespos são frequentemente associados a desleixo e falta de cuidado com a própria imagem.

Essa ideia é muitas vezes cultivada dentro das próprias famílias, dificultando a aceitação do cabelo e das formas que ele assume. O resultado da insatisfação é o uso de produtos para modificar os fios, como progressivas e permanentes.

Processo de aceitação

A meta é promover a autoestima através de um cabelo solto e natural
A meta é promover a autoestima através de um cabelo solto e natural

Mas, como o mundo dá voltas, após diversas campanhas de grandes marcas e de artistas internacionais que aderiram ao seu cabelo natural, muitas meninas se sentiram representadas e decidiram assumir suas madeixas.

Processos como a transição capilar, que consiste em voltar a usar o cabelo natural e parar de utilizar produtos químicos, estão se tornando cada vez mais populares. Esse pode ser um momento muito difícil para várias meninas, pois a existência simultânea de duas texturas e a incerteza sobre o novo cabelo provoca baixa autoestima e tristeza.

Para enfrentar esse momento, existem técnicas de texturização que minimizam a diferenças entre as duas partes do cabelo e já nos acostumam ao volume e textura do novo cabelo que está nascendo.

Cachos Brasil Taguatinga

Referência em Taguatinga Sul, o salão Cachos Brasil possui equipe altamente qualificada no segmento
Referência em Taguatinga Sul, o salão Cachos Brasil possui equipe altamente qualificada no segmento

Para quem pretende ingressar no processo de transição capilar ou não faz ideia de onde ir para cuidar das madeixas, uma excelente notícia: em Taguatinga Sul tem o salão Cachos Brasil, totalmente especializado em tudo que está relacionado a cabelos crespos e cacheados.

“Eu trabalhava em um salão tradicional e atendia clientes com todos os tipos de cabelos. Os salões vizinhos, que estavam bombando nos alisamentos e nas chapinhas, mandavam as clientes com cabelos crespos e cacheados pro salão que eu trabalhava.

Comecei a trabalhar com cabelos cacheados até sem saber que os concorrentes não gostavam de arrumar o cabelo cacheado. Daí vi esse segmento com grande potencial, o qual nunca tive dificuldade para lidar por que já nasci cuidando dos meus cabelos que são cacheados, então, sabia como funcionava”, conta Andreia Oliveira, proprietária da Cachos Brasil de Taguatinga Sul.

Segundo Andreia, ela estuda muito sobre o segmento, fez diversas especializações e inclusive o salão fabrica um produto próprio da Cachos Brasil, elaborado especialmente para os cabelos cacheados, o Revelador de Cachos. “O Revelador de Cachos é um produto químico, mas ele tem a função de apenas abrir os cachos, deixando-os com aspecto bem natural. Ele não alisa, é sucesso total com as clientes, pois deixa as madeixas maravilhosas”, afirma.

O salão oferece gratuitamente uma criteriosa avaliação capilar com uma consultora, em que ela utiliza uma máquina especial que tem o poder de aumentar o fio em 50 vezes, facilitando a identificação das necessidades de cada cliente, de forma personalizada. Através da análise feita por esse equipamento, a especialista passa todo o diagnóstico e cronograma para a cliente obter o cabelo dos sonhos.

A empresária pontua que as cacheadas querem uma solução para usar o cabelo solto e quando recorrem a outros salões, os profissionais vêm com soluções para alisar, técnicas para reduzir o volume e não é isso que elas querem.

“Quando as clientes chegam aqui no salão sabemos exatamente os procedimentos necessários para realizar os desejos delas, que é o de ter um cabelo naturalmente bonito e solto”.

Elas são livres para usar os cabelos da forma que se sentirem melhor, seja natural ou mesmo com o Revelador de Cachos, diz.

Andreia explica que cada cacho tem um tratamento diferente. “Quando a cliente chega aqui com o cabelo todo danificado devido ao clima seco de Brasília ou até mesmo por outros fatores, oferecemos soluções, independente do tipo de cabelo. Solucionamos todas as queixas, temos clientes que relatam que nunca usaram cabelos soltos, que colocavam muito creme e que escutavam muitas piadinhas e fazemos todo um tratamento nos fios e é maravilhoso ver as clientes saindo felizes, se achando bonitas, com a autoestima elevada. Elas gostam do ambiente, se identificam até com as nossas conversas”.

E complementa. “A sociedade colocou que o cabelo crespo e cacheado são feios, que são um problema, e não é. É questão de aceitação. A sociedade não aceita. Mudamos comportamentos, a mulher se aceita”, finaliza.

O salão Cachos Brasil também atende o público masculino e infantil.

Cachos Brasil Taguatinga

CSB 7, lote 5, loja 11 – Avenida Comercial Sul
Taguatinga Sul
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado, de 9h às 19h
Telefone: (61) 3042-4997 / (61) 3562-9087 / (61) 98479-8085

Leave a Reply

Your email address will not be published.