Especialistas dão dicas para o concurso da PMDF

Especialistas dão dicas para o concurso da PMDF

Concursos

Dedicação, perseverança e muita preparação são requisitos fundamentais para garantir uma das 2.024 vagas da corporação

O concurso para a Polícia Militar do Distrito Federal está com inscrições abertas, organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

São 2.024 vagas no total, sendo 500 vagas imediatas para combatente – 450 para homens e 50 para mulheres. Outros 1.350 postos de reserva para homens e 150 para mulheres.

Segundo especialistas, é hora dos concursandos darem uma reforçada nos estudos. O processo seletivo será realizado em cinco etapas. A primeira inclui prova objetiva e redação, aplicadas a todos os candidatos.

Em seguida, são realizados teste de aptidão física, avaliação de exames médicos, psicológicos, investigação da vida pregressa e social do candidato e por fim, para os que se inscreverem para a vaga de especialista, será aplicada prova prática instrumental de música.

O professor Leandro indica estudo prévio

O coordenador das turmas da PMDF no preparatório IMP, e especialista em concursos públicos, professor Leandro Antunes, afirma que este certame vale a pena, pois o aprovado entrará numa das mais “respeitadas e preparadas Corporações Policiais do Brasil”. A expectativa é de que pelos menos 28 mil candidatos se inscrevam.

E é por isso que, segundo ele, a preparação precisa começar o quanto antes. “Se o aluno iniciar os estudos agora com disciplina e esforço, ainda consegue se preparar bem para este concurso”, garante.

Ele ensina ainda o método de estudos que passa para os alunos. “Aconselho os concursandos a estudarem todas as disciplinas – um pouco de cada – com a teoria e com exercícios”, explica. E para finalizar, Leandro aconselha: “Se você vai fazer concurso, se prepare com dedicação e perseverança até a posse na Corporação pretendida, sem esquecer que os concursos de carreiras policiais possuem 5 fases eliminatórias”, diz.

O professor de Direito Penal do IMP Concursos, Carlos Alfama, aconselha os candidatos sedentários, que iniciem já a preparação física. “Uma hora de treino físico por dia é suficiente”, afirma.

Para o prof. Carlos, preparo físico é essencial

Para finalizar, Alfama lembra que o concurso da PMDF costuma nomear um número muito alto de candidatos, e aconselha: “Faça o seu melhor. Colocando o nome na lista de aprovados, você tem grandes chances de ser nomeado”.

A inscrição deve ser feita pelo site da organizadora, até o dia 4 de abril. A taxa é de R$ 88. As provas devem ser aplicadas em 6 de maio.

Também foram abertas seis vagas para músico e 18 para corneteiro, com inscrições até 26 de março, e previsão de que as provas sejam aplicadas em 29 de abril.

Leave a Reply

Your email address will not be published.