Sinais do calor na pele

Sinais do calor na pele

Sinais do calor na pele

Brasilienses precisam ficar atentos e tomar alguns cuidados nesta época. Dermatologista dá dicas para manter a pele saudável e hidratada

O dermatologista Ricardo Fenelon ressalta a importância de uma pele bem hidratada durante o período
O dermatologista Ricardo Fenelon ressalta a importância de uma pele bem hidratada durante o período

Durante o dia o sol não perdoa. Na pele já é possível sentir os efeitos do período e, em algumas regiões do país, como Brasília, a estação é marcada não só pelas altas temperaturas, mas também pela queda da umidade no ar. Por isso, há uma série de cuidados que podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva.

Normalmente os lábios racham, a pele fica ressecada e descamando, os olhos ficam secos e vermelhos e o nariz sangra. Em casos mais avançados pode chegar a apresentar coceiras, vermelhidão e, em alguns outros, manifestações alérgicas. Crianças e pessoas com mais de 60 anos são as que mais sofrem. “Evitar que a pele desidrate é a principal dica. Por isso, lembre-se que a água que chega à superfície da pele e a mantém hidratada vem das camadas mais profundas”, ressalta o dermatologista Ricardo Fenelon.

O dermatologista alerta ainda para outros cuidados que se deve ter nesse período, como evitar banhos quentes e demorados e o uso excessivo de sabonetes ou buchas, hidratar a pele com cremes, aplicar soro fisiológico no nariz e olhos e manter uma alimentação leve – rica em frutas e verduras.

Dicas para manter a pele hidratada

  1. O banho deve ser rápido, para evitar o ressecamento da pele. A temperatura da água deve oscilar entre fria e morna.
  2. Os sabonetes contribuem para o ressecamento da pele. O uso deve ser restrito aos pés, axilas e partes íntimas.
  3. Ainda no banho, evite esfregar o corpo. Dispense o uso de buchas ou outros materiais que provoquem atrito com a pele
  4. Após o banho, aplique hidratante em todo o corpo. Se não houver acesso a produtos industrializados, óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina surtem os mesmos resultados.
  5. Os idosos devem passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, o que torna a pele mais ressecada.

Importante: ingerir bastante líquido. A hidratação da pele começa de dentro para fora.

Leave a Reply

Your email address will not be published.