Testes genéticos para diagnóstico

Testes genéticos para diagnóstico

Saúde

Estima-se que entre 5 e 10% dos casos de câncer de mama tinham um forte componente hereditário

Desde que a atriz norte-americana Angelina Jolie declarou ter realizado um exame que apontava um risco aumentado de desenvolver câncer de mama, muitas mulheres vêm considerando o teste genético que detecta alterações no DNA que podem levar ao surgimento de tumores malignos como uma espécie de pré-diagnóstico.

“Estima-se que entre 5 e 10% dos casos de câncer tenham forte componente hereditário, quando uma mutação transmitida de geração para geração é responsável por aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a doença.

Vale ressaltar que exames como o realizado por Angelina indicam uma alteração que aumenta a predisposição ao câncer de mama, mas isso não é um diagnóstico da doença em si.

É um indicativo de probabilidade aumentada, que pode ou não se concretizar”, explica Raphael Parmigiani, biomédico e sócio-fundador do Idengene, laboratório de análises especializado em testes genéticos para ajudar no tratamento e prevenção de doenças.

Para o especialista, os testes genéticos são indicados apenas quando há alto risco de mutações associadas ao histórico familiar de câncer de mama em parentes próximos (mãe e/ou irmã) e que tenham apresentado tumores com idade inferior aos 50 anos.

Um dos pontos destacados pelo oncogeneticista é que a análise de possíveis mutações genéticas hereditárias deva ser feita, preferencialmente, primeiro nas mulheres da família com diagnóstico efetivo de câncer de mama.

Isso porque o material biológico coletado a partir do sangue ou da saliva do paciente em tratamento trará evidências mais precisas, que servirão de subsídios para outros membros da família caso ocorra a detecção de uma alteração hereditária.

Para ele, a descoberta de um fator familiar do câncer deve ser entendida como mais uma aliada no aconselhamento preventivo da condição.

 

Entenda o teste genético

A finalidade do exame genético é identificar mutações em alguns genes que ampliam as chances do paciente em desenvolver a doença. Entre eles, destacam-se o BRCA1 e BRCA2, envolvidos em até 80% dos casos de câncer de mama e ovário hereditários.

O exame é simples: a partir de uma amostra de sangue ou saliva, o laboratório extrai o DNA do paciente. Os genes então são comparados a uma amostra saudável e, a partir disso, é possível identificar se há evidências de mutação.

Em caso positivo, o ideal é que seja buscado aconselhamento médico especializado para definição da estratégia de acompanhamento.


Instituto Harmonize inaugura novo espaço

Foi com um delicioso happy hour que as sócias Ana Carolina Pasmadjian, Ayeska Torquato, Fernanda Furtado e Ana Paula Alves celebraram a inauguração de mais uma unidade do Instituto Harmonize – A nova face da Odontologia, no Taguatinga Shopping, no sábado, dia 1º.

O Instituto Harmonize é fruto da união e parceria de profissionais experientes e especializadas em diversas áreas, tanto odontológica quanto biomedicina e estética. A ideia é unir saúde com harmonização facial, sorriso e bem-estar.

Como tudo começou

Com vasta experiência profissional, as dentistas Fernanda Furtado e Ayeska Torquato desejavam montar um centro de excelência em que profissionais das principais especializações se unissem em torno de uma visão holística, preocupada não apenas com as condições bucais, mas também, com o senso estético e, principalmente, com a manutenção da boa estima do paciente.

Com essas ideias, fundaram em 2007 a primeira clínica, pautada na excelência em todas as etapas: recepção atenciosa, diagnóstico preciso, tratamento com acompanhamento próximo e constante, com a garantia de que todo o trabalho desenvolvido fosse convergente para uma face harmoniosa, o qual garantisse ao paciente a plena satisfação com o resultado estético do tratamento.

Para alcançar esse atendimento integral, Fernanda, especialista em ortodontia e dedicada a harmonização facial, e Ayeska, especializada em implantes e periodontia e também dedicada a harmonização facial, convidaram e reforçaram a parceria com Ana Carolina, ortodontista atuando também no atendimento pediátrico.

Com a crescente procura por tratamentos estéticos, as sócias resolveram transformar a clínica em um instituto, com a proposta de ampliar o atendimento. Convidaram então a Ana Paula, graduada em estética, que possui profundo conhecimento e experiência nas partes corporal e facial.

“Hoje, além de várias especialidades odontológicas, contamos com esteticistas, biomédica e nutricionista para garantir o tratamento integral da saúde, garantindo o bem-estar dos pacientes. Venham conhecer nosso método”

Instituto Harmonize

Unidade de Taguatinga: QS 01 Rua 210, Lote 40 salas 424/425/426 Torre B Taguatinga Shopping

Telefone: 3352-0103 | 98625-4421

Unidade Riacho Fundo: Ac 02 lote 10 loja 04 Centro

Telefone: 3963-9925 | 98625-442198440-9925

www.institutoharmonize.com | facebook.com/institutoharmonizebrasilia | instagram.com/instituto_harmonize

Leave a Reply

Your email address will not be published.